Voltar à página inicial
 

 

Renato Teixeira
     
Origem: Pensador e Wikepedia
Conheçam também: https://musicabrasilis.org.br/compositores/renato-teixeira
Site oficial http://www.renatoteixeira.com.br/site/bio/
244 gravações https://www.ouvirmusica.com.br/renato-teixeira/
   
   
Biografia
Data de nascimento:20 de maio de 1945

Renato Teixeira é um cantor e compositor brasileiro, nascido em Santos, São Paulo, no dia 20 de maio de 1945.
Passou sua infância em Ubatuba, época em que a música, a poesia e a literatura já fazia parte de vida familiar. Com 14 anos mudou-se pra Taubaté, no interior do estado.
No início dos anos 60 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde entrou em contato com a música sertaneja.

Em 1967 mudou-se para São Paulo, quando uma fita com suas músicas chegaram às mãos de Renato Consorte, divulgador de novos artistas. Nesse mesmo ano, sua música “Dadá Maria” estava no festival da Record, defendida por Gal Costa. No disco do festival, Renato canta junto com Gal Costa. Em 1968, Roberto Carlos grava a música “Madrasta” (parceria de Renato Teixeira com Beto Ruschel).

Seu sucesso veio em 1977, quando Elis Regina gravou a música “Romaria”, que divulgou o estilo pelo qual o compositor continua sendo reverenciado com suas letras bucólicas e melodias que transitam entre o caipira brasileiro e o folk americano. No ano seguinte Renato regravou a canção. Outra música de destaque do compositor foi “Frete”, composta especialmente para o seriado Carga Pesada da TV Globo.

Renato Teixeira fez parcerias de sucesso com grandes nomes da música, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Em 2010 lançou, em parceria com Sérgio Reis, o disco “Amizade Sincera”, gravado ao vivo com músicas sertanejas de raiz, com a participação de Victor & Leo e Paula Fernandes.

Em 2015, a Sony lançou um pacote com cinco CDs, gravados entre 1978 e 1982, são eles: “Romaria” (1978), “Garapa” (1980), “Uma Doce Canção” (1981), “Um Brasileiro Errante” (1982), e “Amora” (1979), com quatro canções inéditas.

Teixeira é autor de conhecidas canções, como "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), "Tocando em Frente" (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Dadá Maria" (em dueto com Gal Costa), "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de "Amanheceu", também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle "Balas de leite Kids", entre outros. Atualmente mora em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Recentemente, Renato Teixeira compôs a música "Rapaz caipira", como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão "música caipira". É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Em 2010 gravou Amizade Sincera em parceria com seu amigo de longa data e outro bastião do gênero caipira, Sérgio Reis. Também compôs uma canção com Victor Chaves, da dupla Victor & Leo.

Em dezembro de 2015, Renato Teixeira e Almir Sater lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizam um projeto juntos. Gravado entre o Brasil e Nashville, Estados Unidos, com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla. Os artistas navegam pelas vertentes do country ao folk, sem perder sua essência, agregando ao purismo da música caipira e seus ritmos genuínos. Por este álbum, Almir e Renato ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras no 17.º Grammy Latino. A música do álbum "D de Destino", composta por Almir, Paulo Simões e Renato, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.

 

   
Romaria Amanheceu, Peguei a Viola
Menino da Porteira - Renato Teixeira & Sérgio Reis  Amizade Sincera - Renato Teixeira & Sérgio Reis
Sina de Violeiro Frete - Renato Teixeira e Chitãozinho & Xororó
Um Violeiro Toca Vira (No Meu Quintal)
   

 

Página inserida em janeiro de 2021

 
Voltar ao topo da página

 


Voltar à página principal