Voltar à página inicial
 

 

 
Willie Nelson (1933)
   
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Conheçam também: http://www.imdb.com/name/nm0005268/bio
  http://willienelson.com/links/
Site Oficial: http://www.willienelson.com/
  Clique e ouça todas as 772 músicas
 

William Hugh Nelson, mais conhecido como Willie Nelson é um cantor e compositor de música country nascido em 29 de abril de 1933, em Abbot, Texas, Estados Unidos. Passou sua infância nos anos seguintes à depressão de 1929.

Os pais de Willie se divorciaram quando ele tinha apenas 8 meses de vida, em 1933. Então ele e sua irmã Roberta Nelson (Bobbie), foram criados por seus avós em uma fazenda no Texas, entre as lavouras de algodão e criações de animais. A cidade mais próxima, Abbott, tinha 400 habitantes.
“-
Pode soar piegas, mas a verdade é que éramos miseráveis em posses materiais, mas éramos ricos em amor. Além de nossa roça e nossos animais, amor era o que nos sustentava. Eu tive bezerros e porcos, criaturas que criei e alimentei. Me lembro de ter cuidado de um bezerro tão pequeno que eu podia aninhá-lo no meu peito.

Com seis anos, Willie ganhou de seu avô sua primeira guitarra e aprendeu a tocar e a cantar. Junto com a irmã cantava música gospel na igreja local. Com sete anos escreveu sua primeira música e com nove anos já participava da banda “Bohemia Polka”. Na escola, cantava e tocava na banda “The Texas”.

Os primeiros anos de Nelson foram em uma pequena cidade rural de Abbott, na qual, com apenas 13 anos, deixou a colheita de algodão para começar a tocar em casas noturnas. Wiilie tocava violão enquanto Bobbie tocava piano.

Sua fonte de inspiração eram os campos de algodão, onde ele e sua família se encontravam com os vizinhos mexicanos e os trabalhadores negros, que cantavam blues. “- Eles não cantavam canções de reclamações. Cantavam músicas de esperança conduzidas por uma batida forte e temperada com suaves harmonias que me colocavam em transe. Eu não podia ajudar, mas podia cantar junto.

A igreja também foi outro fator marcante na sua formação. Metodista de frequentar religiosamente a Abbott United Methodist, ele tinha a espiritualidade tão aberta que o pastor o orientou a escolher entre dar aulas aos fiéis aos domingos ou continuar tocando sua música nos night clubs. Ele optou pela música. Também foi vendedor de enciclopédias e aspirador de pó, mas nunca perdeu a ligação com o campo, com a roça.

Também  trabalhou como operador de telefone e podador de árvores. Em 1950 concluiu o segundo grau e se alistou na Força Aérea norte-americana. Nesse mesmo ano sua família se mudou para Nashville, e foi onde Nelson compôs "Hello Walls", que viria a ser o primeiro de muitos sucessos.

Antes de se firmar na música, trabalhou como guarda de um clube noturno, como fabricante de selas de montar e como empregado em um campo de petróleo. Mais tarde, mudou-se para Pleasanton, Texas, onde se apresentou para um teste para trabalhar como disc-jockey na KBOP. Mesmo sem experiência, conquistou o emprego. Em 1955, usando equipamentos da estação, realizou suas duas primeiras gravações: “The Storm Has Just Begun”, composta quando tinha 12 anos, e “When I’ve Sung My Last Hillbilly Sung”.

Trabalhou também como DJ em diversas estações de rádio, no Texas e em Washington. Em 1952 se casou com Martha Matthews.

Mais tarde, escreveu canções para outros artistas. Em 1960 mudou-se para Nashville, no Tennessee, quando fez sucesso com suas músicas gravadas por grandes nomes do country como “Crazy”, gravada por Patsy Cline, “Funny How Time Slips Away”, gravada por Billy Walker e “Hello Walls” gravada por Faron Young.

Em 1962, assinou contrato com a Liberty Records e logo estava entre os dez primeiros nas paradas musicais com as músicas “Touch Me” e “Willingly”. Em 1970, mudou-se para Austin, no Texas e junto com o amigo Waylon Jennings iniciou o movimento “country outlaw”. Em 1973 lança seu primeiro álbum “Shotgun Willie” que mudou sua imagem de cantor de country tradicional. Em 1975 lançou: “Red Haded Stranger”.

Em 1976, junto com Waylon Jennings, Tompall Glaser e Jessi Colter, lançou o disco “Wanted” The Outlaws , que recebeu o disco de platina. No início dos anos 80, a música “On The Road Again” foi uma das mais tocadas nas rádios e posteriormente fez parte da trilha sonora do filme Forrest Gump.

Suas composições foram cantadas por ilustres artistas da música country, incluindo o sucesso "Crazy", que compôs para a amiga, Patsy Cline. 
Com seu estilo único, o barbudo, de cabelo trançado e não conformista, com lenço estampado, teve uma série de musicas gravadas também por artistas renomados quenão eram do meio country, inclusive Elvis Presley "You Were Always on My Mind" e Ray Charles "Geórgia on My Mind ".
 
Com uma discografia invejável que conta com 26 álbuns, sendo o primeiro "Shotgun Willie", lançado em 1973, passando pelo lendário "The Winning Hand" (1982), que trazia participações especiais como Dolly Parton, Kris Kristofferson e Brenda Lee, até chegar no mais recente lançado em 2005 pela Lost Highway Records, o álbum "Countryman", Willie inova mais uma vez fundindo, pela primeira vez na história da música, o estilo country com a sonoridade do reggae.
 
Neto de uma índia cherokee e de um irlandês, Willie fez sua carreira como um andarilho, um cigano. A estrada, dizia, “- ...
condicionou cada milímetro de minha mente, corpo e alma”. Detestava fixar-se. Após o incêndio em sua residência em Nashville, dezembro de 1970, Willie mudou-se novamente para o Texas, onde reside até hoje.

Billy e Willie Nelson

Já está com a quarta esposa, Ann-Marie (desde 1991) e sobreviveu a vários episódios difíceis nos últimos anos, incluindo uma dívida com o Imposto de Renda e o suicídio de um de seus filhos, Billy Nelson (Willie Hugh Nelson, Jr), na véspera do Natal de 1991les estavam trabalhando juntos em um novo álbum inspirado no evangelho que só foi lançado em 1994, três anos depois da morte do filho e chamado de Peace In The Valley.
Willie
teve de se reinventar totalmente nos anos 90, enfrentou, além da morte do filho, o Internal Revenue Service (IRS, a Receita Federal dos americanos), que o acusou de dever US$ 16,7 milhões  em impostos, tinha, àquela altura, uma propriedade no Colorado, dois ranchos nas proximidades de Austin (Texas), um campo de golfe de nove buracos, um estúdio de gravação de discos, um monte de casas, incluindo uma de verão em Maui, Havaí, na frente da praia. Sem falar nos automóveis, nos jipes e ônibus de turnê customizados. Ele acredita que os problemas com a receita federal tiveram relação com sua militância pelos direitos dos agricultores e contra a produção de transgênicos, ativismo que desagradou muitos congressistas. Ele foi  habilidoso em sua defesa. Muitos amigos e experts o aconselharam a declarar falência e entregar tudo ao governo. Isso o tiraria da cadeia. Ele preferiu negociar e mostrar que tinha sido apenas inábil, e não desonesto. Propôs-se a gravar um disco cuja renda seria destinada ao fisco: The IRS tapes: Who’ll buy my memories. No final, o governo aceitou reduzir o débito de Willie para US$ 6 milhões mas leiloou seu bens, e, em uma exibição emocionante de apoio, muitos fãs compraram esses pertences e depois os doaram de volta ao proprietário original.

Em 1993, entrou para o "Country Music Hall of Fame", e também recebeu a Menção Honrosa Kennedy Center em 1998.
Ainda nos anos 90  foi detido em várias ocasiões por porte de maconha. Willie Nelson foi casado quatro vezes e tem sete filhos.

Além de sua carreira musical também atuou nos filmes “The Electric Horseman” (1979), com Robert Redford, “Honeysuckle Rose Songwriter” (1980), “The Songwriter” (1984), “Red-Headed Stranger” (1987), “Wag The Dog” (1997) e “Half Baked” (1998). .

 

 1966  1973

 

   

   

   
   

Veja mais vídeos do YouTube clicando aqui.

  Página inserida em 3/10/2008

 
Voltar ao topo da página
 


Voltar à página principal