Voltar à página inicial
 

 

Canário e Passarinho
     
Origem: Recanto Caipira
Conheçam também:  
Entrevista Radialista Canário fala da sua ligação com a música caipira
Ouvir todas 174 gravações www.ouvirmusica.com.br/canario-e-passarinho/
   
   

Biografia

O irmão Antônio Bérgamo (Canário) nasceu em 01 de agosto de 1934 e o outro, Pedro Bérgamo (Passarinho) em 29 de junho de 1936, ambos em Altinópolis, interior do estado de São Paulo. Família descendente de italianos, onde três irmãos de uma família casaram-se com três irmãs de outra, sendo que um desses casais são os pais da dupla (Sr. Vitório e Dona Maria).

Desde pequenos gostavam de cantar, trabalhavam na lavoura e iniciaram a carreira cantando em festas na escola local, inicialmente com os nomes Canário e Canarinho.
E no ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do Segundo Torneio "Roda de Violeiros", que se realizou na Rádio Clube de Orlândia/SP e, com o sucesso alcançado, decidiram seguir para a capital paulista onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros e, algum tempo depois, a jovem dupla se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa "Alvorada Cabocla", apresentado pelo Nhô Zé (José de Moura Barbosa nascido em Serra Azul/SP no dia 15 de abril de 1923).
E foi em São Paulo que eles gravaram 3 discos 78 rpm com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles em 1961, com as músicas "Adeus" (Canário e Aparecido Ferreira Pessoa) e "Romaria Trágica" (Anacleto Rosas Jr.), na gravadora Chantecler.

Pouco tempo depois, Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois já havia na época uma dupla chamada "Curió e Canarinho". E a dupla que passou a se chamar "Canário e Passarinho" gravou mais três discos 78 rpm, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP, na gravadora Continental.
Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de Melhor Dupla do Ano. Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música caipira raiz, tendo gravado cerca de 29 LP's, alguns compactos, 6 discos 78 RPM, e recentemente, gravaram 2 CD's.

Tendo sido uma dupla contemporânea da jovem guarda, Canário e Passarinho, em diversos shows até o início da década de 70, costumavam fazer um "desafio" contra um cantor ou conjunto de "iê-iê-iê" (como era conhecido o "pop-rock" nos anos 60, em alusão ao "yeah-yeah-yeah" dos Beatles) nas diversas cidades onde se apresentavam, tendo vencido quase todas as vezes.

Outro destaque de Canário e Passarinho foram os programas que gravavam em estúdio próprio, distribuindo-os depois pelas diversas emissoras de rádio. E atualmente o Passarinho apresenta o programa "Clube do Passarinho" que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 15:30 às 17:30 hs pela Hertz AM de Franca, e das 8:00 e 9:30 aos sábados.
Canário e Passarinho continuam se apresentando e gravando seus discos, em ocasiões especiais, mantendo fidelidade ao estilo caipira raiz, e exibindo inclusive composições bem humorada, como por exemplo a musica: "A Véia que o Trem Matou... Morreu.", em seu repertório, além de interpretações virtuosísticas na viola e no violão.

"Canário e Passarinho são mestres da música sertaneja, são para tanta gente músicos que preservam e tutelam a beleza da musica sertaneja. São guias que alimentam a harmonia que deve reinar dentro da nossa alma e guardiões da memória do povo que muito se alegra quando escuta música sertaneja.
São os cantadores que como a cantora e apresentadora Inezita Barroso, a "dama da musica caipira", souberam tocar a alma do povo brasileiro. (Padre Carmine - No Diário de Suzano)


 
   
Gaiola de Ouro Mulher do Juca
Rei da Viola Moreninha do Paraná
A Véia que o Trem Matou, Morreu Eu, Ela e o Garçon
Vinte Namoradas Bebendo e Cantando
Não Amo Ninguém Caneta de Ouro
   

 

Página inserida em março de 2024

 
Voltar ao topo da página
 


Voltar à página principal